╬ LONG LIVE THE GOTH ╬

17 de nov. de 2007

ESTRANHO E CHOCANTE (Cont.)

Uma outra qualidade que a maioria das pessoas geralmente associam com os góticos é que eles são "estranhos" e "chocantes" em seus pensamentos e comportamentos. Entretanto, góticos cristãos também compartilham dessas qualidades com o próprio Cristo. Lá houve atrito entre as normas aceitas da época e os ensinamentos do nosso Senhor. As coisas que Ele ensinava diretamente desafiavam as autoridades e os estereótipos que as pessoas impunham, e era considerado um radical.

Sim, nós devemos nos submeter às autoridades estabelecidas e seguir suas leis (ao menos quando eles não vão de encontro às Leis de Deus), mas isso não implica dizer que as ideologias populares e o que é imposto pelo nosso governo e nossos governantes devem ser cegamente aceitos sem questionamentos. De fato, a Bíblia encoraja-nos a desafiar nossos líderes e ver se o que eles falam está conforme o que Deus fala. Os bereanos foram chamados de "nobres" por questionarem as doutrinas de Paulo e verem se o que ele falava era a verdade. (Atos 17:11)

Jesus também fez isso, desafiando as autoridades religiosas. Havia sempre tensão entre nosso Mestre e os fariseus, como professores da lei constantemente iriam acusar e condenar Jesus de algo, e então Cristo iria se virar e examinar as suas crenças à luz das Escrituras (Mateus 9:14; 9:34; 12:2; 23). Jesus até veementemente reprovava as autoridades nestas ocasiões! Então você vê, o gótico é mais similar à Cristo do que aparenta ser.

E como góticos cristãos, pela sua diversidade, estão constantemente desafiando o estereótipos (falsas expectativas que a sociedade impõe num grupo inteiro de pessoas da forma como elas vão pensar ou agir), então Jesus desafiava os estereótipos que infestavam a mente das pessoas durante Sua vida aqui. Existem falsas idéias de que todos os góticos são drogados, promíscuos, viciados em rpgs, satanistas, maníacos depressivos, enquanto esse não é realmente o caso.

Igualmente, pela mesma natureza de Cristo, Ele é um desafio aos estereótipos. Antes de tudo, o fato que Ele era nazareno, como foi dito antes, pasmava as mentes. Nazarenos eram conhecidos como encrenqueiros, rígidos e ladrões. Mesmo assim, este homem era tão inofensivo que Ele não quebraria nem uma cana pisada ou apagaria um pavio fumegante. (Isaías 42:3)

Também, os judeus tinham um forte senso de supremacia sobre as pessoas, desde que Deus os escolheu como Seu povo. Gentios (não-judeus) eram normalmente discriminados e vistos como pessoas imundas e inferiores. Mas Jesus, demonstrando a aceitação d'Ele para com todo o gênero humano, sem discriminação racial, declarou que foi um gentio que teve a maior fé em toda Israel (Mateus 8:5-13). Ele também louvou a fé de uma mulher cananéia (Mateus 15:22,28) enquanto lamentava sobre isso acerca da carência dos judeus. Jesus até mesmo usou um dos samaritanos, grandes rivais dos judeus, como um herói de uma de suas parábolas (Lucas 10:30-37).

E quando até mesmo os discípulos de Cristo queriam espantar as crianças para que essas fossem embora, Cristo pediu-lhes para deixar que as criancinhas fossem a Ele. De fato, Ele declarou que as crianças são as maiores no Reino de Deus (Mateus 18:2-3,10), se opondo ao estereótipo comum que as crianças são obnóxias e inúteis.

Um outro dos grandes estereótipos que assombravam a antiga sociedade de Israel era a idéia de que quanto mais riquezas você tinha, melhor estava sua situação pessoal com Deus. Os fariseus e líderes religiosos eram as figuras mais ricas daquela cultura, e também os mais "religiosos". Então quando Cristo declarou o contrário, que dinheiro e posses inibiam um bom relacionamento com Deus (Mateus 19:24), muitos dos Seus seguidores sentiram-se perdidos. Era uma completa troca de paradigmas.

Então você vê, assim como góticos cristãos são conhecidos por constantemente acabar com estereótipos, assim era Cristo. E Ele foi odiado assim como os góticos são hoje em dia.

Finalmente, Jesus era também um radical, quer aceitemos ou não. Seus ensinamentos eram extremos. Ele ensinou que apenas poucos entrariam no Reino de Deus, e que o caminho para a retidão é estreito (Mateus 7:13-14), e no Reino, os menores serão os maiores e os maiores serão os menores (Lucas 9:48), e o Reino dos Céus está próximo (Mateus 4:17).

Novamente, Jesus era um radical quando era zeloso por Deus. Ele expulsou os ladrões e caloteiros do templo com um chicote (João 2:15) e publicamente reprovou os pilares da sociedade (Mateus 23). A Bíblia até mesmo fala que o Seu zelo O "devorou" (Salmo 69:9). E se isso não é ser radical, eu não sei o que é...

0 comentários:

Image Hosted by ImageShack.us
 
© 2007 Layout adaptado por Bruxx
© 2007 Template feito por Templates para Você