╬ LONG LIVE THE GOTH ╬

17 de nov. de 2007

EM DEFESA DO GOTICISMO CRISTÃO:

"Mas o Senhor disse a Samuel: 'Não olhes para a sua aparência [...] Porque não como o homem vê é o modo de Deus ver, pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto ao Senhor, Ele vê o que o coração é.'" (I Samuel 16:7)

O goticismo é visto freqüentemente com desprezo pela sociedade porque muitas pessoas falsamente o associam com o satanismo, a anarquia, o neopaganismo, rebelião, etc. Existem góticos que são satanistas, anarquistas, e neo-pagões, estes compõem só um pedaço minúsculo do goticismo. Muitas fontes indicam que a maioria dos góticos no mundo é cristã. Cruzes e crucifixos são coisas populares entre góticos. Então, o goticismo é mal?

Em primeiro lugar, o que é goticismo?

O que é gótico?
Muitos dizem que as pessoas que usam preto, celebram escuridão e a morte, ou freqüentemente estão deprimidas são góticos. Porém, estas coisas não são necessariamente verdades. O goticismo tem suas raízes numa tribo germânica, conhecida como "visigodos" que causaram a queda do Império Romano. Muitos destes visigodos rapidamente abraçavam a Fé Cristã e assim o goticismo nunca esteve sem uma grande porção de crentes tementes a Deus. "Gótico" também se refere à arquitetura Medieval que estava incorporada à construir igrejas e catedrais. O termo era pejorativo e era usado como um insulto ao estilo de construção (que foi reconhecido depois como muito eloqüente e artístico). E também, no século XIX, "gótico" é um rótulo para a escura, tenebrosa, e um tanto misteriosa literatura de autores e poetas como Edgar Allan Poe, Mary Shelley. A subcultura gótica que nós conhecemos hoje foi popularizada nos anos 80 como um agudo contraste ao movimento da discoteca, luminoso e selvagem. O termo "gótico", como nós usamos agora, foi cunhado pelo empresário de uma banda gótica chamada "Siouxsie Sioux", para descrever o som escuro e sombrio da música deles.

Isso expõe outra objeção: o goticismo enfatiza morte, escuridão e sofrimento. Como alguém pode ser um gótico cristão? Ser um gótico cristão não seria ignorar outros fatores como luz, vida, e renascimento?

Image Hosted by ImageShack.us

MORTE E ESCURIDÃO

As alegações que estão contra o goticismo são de que os góticos só pensam na morte, no sofrimento e em verdades sombrias? É verdade que os góticos refletem freqüentemente nestes tópicos, especialmente nas poesias deles (pelas quais os góticos são conhecidos), e que os góticos usam freqüentemente roupa escura (como preto, azul marinho, etc).
Porém, o pensamento gótico e a filosofia - como os próprios góticos - são freqüentemente mal-entendidos e falseados. O goticismo somente está aceitando e lidando com os fatos severos da vida, contudo, isso se aproxima muito do poético. Como uma jovem senhora que eu conheço (que também é uma irmã em Cristo) uma vez pôs, tão eloqüentemente, o "gótico está vendo a beleza no meio de um escuro e agonizante mundo". Muitos adolescentes e adultos jovens usam a subcultura gótica simplesmente como uma desculpa para autocomiseração, rebelião e pecado, porém, isto não é a realidade do coração do goticismo. Simplesmente é uma avaliação da bondade e beleza que estão, até mesmo, no interior da morte e do sofrimento.

Jesus Cristo e os Apóstolos foram alguns dos primeiros a reconhecer isso:
• Em Lucas 22:42, Jesus, em angústia por conta da idéia de sua iminente crucificação, falou com o Pai. Ele esperava que houvesse, possivelmente, algum outro modo para levar a cabo a missão pela qual Ele havia sido enviado (isto é, salvar o mundo do pecado). Contudo, Ele decidiu aceitar e lidar com o fato de que o sofrimento e a morte seriam necessários, falando ao Pai, "Não meu testamento, mas o seu seja feito."

• Em Filipenses 1:21, o apóstolo Paulo declarou, "Para a mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro". Ele disse que era uma honra viver para Deus, mas ele disse que era uma bênção morrer como um cristão, desde que ele sabia que nós, como crentes em Cristo, temos nossos tesouros no Céu, e não no mundo.

• Em Atos, capítulo cinco, os apóstolos foram severamente açoitados por levar as Boas Novas de Jesus Cristo. Versículo 41 então registra que "Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome" (ênfase acrescida).

• Em Mateus, capítulo cinco, Cristo chama de "abençoados" esses que são "pobres em espírito", esses que "lamentam", esses que são "mansos", esses que são "perseguidos", etc. Muitas destas coisas são designadas a góticos. Mas o que diz a Bíblia? Como góticos crentes, nós somos santificados!

Jesus e os apóstolos viam o sofrimento e a morte neste mundo como bênçãos, para desde que somos cristãos, soubéssemos que no próximo mundo teremos tesouros e vida eterna.

E assim, quando nós usamos preto (geralmente um símbolo de morte), representa, para nós, morte para nosso ego e morte para o pecado. Em Gálatas 2:20, escreveu Paulo, "fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim", e ele ecoou em Gálatas 5:24, "Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as paixões e desejos". Em Romanos 6:2-4, Paulo enfatiza isto novamente: "Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova."

Image Hosted by ImageShack.us

VESTES GÓTICAS


Quando nós, como cristãos, usamos preto, não arruinamos nosso testemunho? Pessoas associam roupa escura com o satanismo, não associam? Se nós formos confundidos com satanistas, então nosso testemunho é manchado. Nós não devemos nos vestir como o mundo, não é? Se os cristãos forem vestir de um certo modo para ser outro diferente de todo o mundo no mundo, então deveria ser notado que a Igreja de Satanás só tem uns milhares de seguidores no mundo (umas centenas nos EUA e poucos aqui no Brasil). A maioria dos incrédulos vestem-se "normalmente", exatamente como a maioria dos cristãos o faz. Se nós quiséssemos nos separar do mundo dos descrentes na nossa forma de vestirmo-nos, as vestes góticas seriam ironicamente o melhor modo para fazê-lo!

Porém, nós como cristãos devemos honrar a Deus em tudo nós dizemos, fazemos, e, sim, usamos. I Timóteo 2:9 nos diz que devemos nos vestir modestamente. Nós, os crentes, não deveríamos usar nada que desonrasse a Deus ou que fosse sexualmente sugestivo. Eu, como meus outros irmãos e irmãs góticos em Cristo, tendo a usar roupas que glorificam a Cristo e a Deus e espalham a mensagem de evangelho. Também é um fato surpreendente, o das pinturas mais antigas de Jesus (uma pintura do século VI no Monastério de Sta. Catarina no Sinai), caracterizando Cristo todo vestido em preto. [ao lado]

Também, o que usam regularmente as pessoas nos funerais? A cor preta, claro. Jesus diz para os discípulos dele que repartam pão e bebam o vinho "em memória de mim" em Lucas 22:19. Em Lucas 5:34-35, perguntou Jesus, "Podem vocês fazer os convidados do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; naqueles dias jejuarão". E tão agora que o noivo nos foi levado, nós não só comemos e bebemos, mas vivemos em memória de Cristo. Nós usamos preto em memória de Cristo, como esses no funeral vestem preto em memória dos seus amados mortos.

Góticos cristãos são menos íntegros que os cristãos "normais" por causa das cores que eles gostam de usar? Lucas 12:22 nos diz que não preocupemos sobre roupas. E como a citação de Bíblia ao topo desta página diz, "Mas o Senhor disse a Samuel: 'Não olhes para a sua aparência [...] Porque não como o homem vê é o modo de Deus ver, pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto ao Senhor, Ele vê o que o coração é.'" (I Samuel 16:7). Nós devemos ser como Cristo. Cristo não olhou para a aparência exterior dos homens, mas os seus corações. Assim nós, igualmente, não deveríamos julgar as pessoas com base em suas aparências exteriores, mas com base em seus corações, em suas ações e em suas palavras.

Playboy Cristã
Um bom amigo meu recentemente enviou um e-mail para um conhecido e respeitável autor cristão da Grã Bretanha (que permanecerá sem nome) relativo ao goticismo cristão. A resposta dele foi, exatamente, como segue:

"A Bíblia mostra isto clara e continuamente: os crentes devem ser separados do mundo, não amarem o mundo, não serem amigáveis com o mundo, não terem nenhuma relação com o mundo etc. etc.

Eu ainda recebo constantemente e-mails. . . dizendo basicamente 'Quão distante uma pessoa pode ir e continuar sendo cristã?' A Salvação libertaria alguém do 'gotismo'. Ser chamado 'gótico cristão' é como andar até uma banca de revistas e pedir uma 'Playboy Cristã'.
Está na hora de chamar uma pá de pá."

Este particular autor cristão, entretanto respeitável por seu modo de apresentar o evangelho, injustamente assume que porque alguns góticos não são cristãos, todos os góticos deviam ser condenados. Porém, Abraão, em Gênesis 18:25, diz sobre Deus, "Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio, de modo que o justo seja como o ímpio; esteja isto longe de ti. Não fará justiça o juiz de toda a terra?" De acordo com o que este autor está argumentando, só porque algumas revistas são Playboys, todas as revistas deveriam ser condenadas; e só porque alguns góticos são satanistas, então todos os góticos deveriam ser condenados. Como você pode ver, este pensamento é defeituoso.

Este autor, injustamente, também assume que ser um gótico cristão é misturar o cristianismo com "o mundo". Agora, ele tem razão ao dizer que nós "não devemos amar o mundo ou qualquer coisa no mundo" (I João 2:15). Porém, enquanto "nós não somos do mundo" (João 17:14), "fomos enviados... ao mundo" (v.18) por Jesus e, por Ele, estamos no mundo. O que Deus quis dizer sobre não amar o mundo ou as coisas nele, é que nós não devemos amar as coisas materiais e as coisas pecaminosas do mundo. Porém, nós fomos chamados para amar até mesmo os incrédulos. E quanto a não termos relação com o mundo, quer dizer que não devemos refletir as práticas pecaminosas de outros, nós devemos aceitar os incrédulos e mostrar amor por eles, da mesma forma que Jesus fez quando continuou comendo e falando com os cobradores de impostos e pecadores quando foi condenado pelos líderes religiosos da sua época por tê-lo feito.

Se nós formos nos isolar dos incrédulos por suas práticas de incrédulos, então nós não somos nenhum pouco melhores que os Fariseus da época de Jesus. Jesus respondeu a esses Fariseus (Mateus 9:12-13) "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e aprendam o que significa isto: 'Misericórdia quero, e não sacrifício'. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores". E a nós, disse Jesus, "Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não exceder em muito a dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus" (Mateus 5:20).

Se nós julgarmos as pessoas com base em como eles aparentam e se vestem, e não pelos seus corações, então nós não seremos melhores que os Fariseus dos dias de Jesus.

Image Hosted by ImageShack.us

NÃO HÁ ESPERANÇA??

Outro assunto pelo qual o Goticismo Cristão é acusado [e atacado] é a idéia que dentro do Goticismo Cristão, não há nenhuma esperança de redenção. Agora, esta idéia provavelmente surge porque a maioria dos góticos parece "deprimida" e "desesperada". A verdade é que muitos deles são. Porém, certamente não são limitadas à depressão e desesperança somente à comunidade gótica. Essas emoções são difundidas e são uma parte da vida de todo homem e toda mulher. Como góticos cristãos, certamente não nos está faltando à alegria de Cristo (Filipenses 1:26) ou a esperança em Cristo (I Coríntios 15:19), porém, nós somos - no espírito do Rei Salomão - consciente e solene, que disse, "Do riso: Está doido; e da alegria: De que serve?" (Eclesiastes 2:2)

Do mesmo modo em que vivemos "em memória de Cristo" usando preto como num funeral, nós evitamos as tolices e asneiras e permanecemos sérios em nossa comemoração de Cristo. Mas não há nada que sugira que nós não temos nenhuma esperança. Nós sabemos e confiamos que nós fomos resgatados e estaremos com Deus no Céu quando morrermos. Nós temos a "plena certeza da esperança" (Hebreus 6:11). Esperança não significa que a pessoa deve ser "alegrinha" e vertiginosa. Na realidade, esses que agem "felizes e despreocupados" todo o tempo são provavelmente os seres mais infelizes e decepcionados interiormente. Porém, libertando e contendendo com as emoções naturais dentro de nós, os góticos podem ser emocionalmente os mais saudáveis.

Examine Jó, por exemplo. Embora ele estivesse passando por tanto sofrimento ele disse, "Não chorava eu sobre aquele que estava aflito? ou não se angustiava a minha alma pelo necessitado? Todavia aguardando eu o bem, eis que me veio o mal, e esperando eu a luz, veio a escuridão. As minhas entranhas fervem e não descansam; os dias da aflição me surpreenderam. Denegrido ando, mas não do sol; levanto-me na congregação, e clamo por socorro. Tornei-me irmão dos chacais, e companheiro dos avestruzes" (Jó 30:25-29), e mesmo quanto a morte Jó também pôde dizer, "ainda assim espero que Ele o faça" (Jó 13:15).

E quanto à música escura e tenebrosa com a qual muitos góticos tendem a encher suas cabeças? Como isso pode estar contribuindo com qualquer Fruto do Espírito? Uma vez mais, nós voltamos ao íntegro Jó, que disse "Pelo que se tornou em pranto a minha harpa, e a minha flauta em voz dos que choram." (Jó 30:31). Não é porque nós estamos sem esperança ou faltos em alegria, e sim porque ela nos ajuda a entender e lidar com nossos sentimentos (sem mencionar, música gótica tem uma harmonia tão perfeita com eles).

Concluindo

Então, concluindo, eu não vejo nenhuma objeção adicional válida à legitimidade do Goticismo Cristão. Eu espero que o leitor veja como é minha intenção de que os góticos possam vir conhecer a Cristo e continuar com o seu estilo gótico, que os cristãos possam se tornar góticos, e até mesmo um possa ser criado como gótico e cristão. O goticismo nenhum efeito tem na vida espiritual de uma pessoa que faz parte dele, assim como qualquer outra subcultura. Nós somos "salvos pela graça... pela fé... é o dom gratuito de Deus... não através de obras" (Efésios 2:8-9). Ninguém pode agradar Deus através da cor de suas roupas, a cor de sua pele ou maquilagem, etc. o bastante para fazê-Lo os deixar entrar no Céu. Simplesmente é pela Graça de Deus para esses que têm fé n'Ele e em Seu Filho, Sar Shalom Y'shua (Jesus, o Príncipe da Paz).

Agora, tudo que eu peço é que nos tratemos uns aos outros com decência e respeitemos as pessoas apesar do que elas vestem ou aparentam. Nós somos um no Corpo de Cristo e somos comandados para "fazer todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz." (Efésios 4:3). Isto inclui "não deixar que nenhuma palavra torpe saia da vossa boca, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29). Assim eu peço a vocês que, por favor, não sejam tão apressados em julgar os góticos que reivindicam conhecer Cristo, e tentem ao máximo, pela graça de Deus, "ser pacientes, suportando uns aos outros em amor" (Efésios 4:2). Obrigado, e Deus os abençoe.

Com amor no sangue de Cristo,



Texto original em inglês disponível em Goths 4 Jesus
Tradução oficial, Sociedade Rosa Azul.

Image Hosted by ImageShack.us

APARÊNCIA DO MAL??

"Abstende-vos de toda aparência do mal." I Tessalonicenses 5:22

Se você é um gótico cristão, provavelmente já teve esse versículo distorcido e cuspido na sua cara em muitas ocasiões. Há alguns na igreja que não suportam a doutrina sã e para colocar pedras de tropeço no caminho de seus irmãos e irmãs, eles tiram as Escrituras de contexto e usam-na para condená-los. I Tessalonicenses 5:22 é uma das passagens bíblicas normalmente abusadas. Estão os góticos falhando em abster-se da aparência do mal por vestir preto, tingir os cabelos, colocar maquiagem, ou qualquer coisa que eles fazem? Se você acha que sim, então talvez você deva ler o resto deste artigo.

No Contexto
Existe um ditado conhecido entre os teólogos que diz o seguinte: "Texto fora de contexto é pretexto para heresia!"

Antes de tudo, devemos levar este trecho das Escrituras em contexto e então definir o que significa “aparência” e o que significa “mal”.

Vamos começar por lendo a passagem onde o versículo 22 aparece:

Almeida

19 Não extingais o Espírito.

20 Não desprezei as profecias.
21 Provai tudo. Retende o bem.2
22 Abstende-vos de toda aparência do mal.

Nova Versão Internacional

19 Não apaguem o Espírito.
20 Não tratem com desprezo as profecias,
21 mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
22 Afastem-se de toda forma de mal.


Português - IBS

19 Não entravem a acção do Espírito de Deus.
20 Não desprezem as profecias,
21 mas examinem tudo o que é dito. Guardem o que for bom.
22 Evitem qualquer espécie de mal.

O apóstolo Paulo, que escreveu Tessalonicenses, uma carta para a igreja em Tessalônica, começou no versículo 19 uma discussão sobre o Espírito Santo. Ele ordenou para os crentes de Tessalônica para não inibir o trabalho do Espírito Santo na igreja e permitir a outros crentes profetizarem se eles recebessem uma mensagem profética. Entretanto Paulo advertiu aos Tessalonicenses cristãos para que testassem as profecias com a Palavra de Deus.

A versão Almeida não tem o sentido mais fiel e exato da palavra, porque o português mudou muito desde que a Almeida apareceu (1681). Enquanto lá diz “prove” todas as coisas, quer dizer “ponha a prova” todas as coisas. Se “prove” fosse a tradução correta da palavra, então significa que os cristãos têm que provar a validez de uma profecia, se ou não essa é real. Então, como você pode ver as arcaicas palavras usadas na Almeida não são “exatas” hoje em dia. A mesma coisa vale para a palavra “aparência”, usada na Almeida. Traduções como a NVI e a IBS mudaram a palavra para “toda forma” e “qualquer espécie” de mal. Paulo escreveu suas cartas na língua grega, então, quando voltamos aos originais, vemos que Paulo usou a palavra “eidos”. Que é mais exatamente traduzida como “formato” ou “forma, modo”. Não tem nada a ver com estilo de vestir-se ou os pigmentos usados na pele. E o que ele quer dizer quando fala “mal”? Voltando aos originais, a palavra do versículo 22 para mal é “poneros”, que não significa “roupas pretas, cabelos pretos, maquiagem branca, jóias de prata, etc.”. A palavra era usada como “calamidade, doença, malícia, culpa, pecaminosidade, dor, prejuízo, ou lascívia”. Mas eu não estou dizendo que os góticos não podem ser danosos, lascivos, etc., estou dizendo que o “goticismo” não é nada disso. O gótico comum não é mais pecador que o comum não-gótico. De fato, os góticos são as pessoas mais calmas, pacifistas e tolerantes da sociedade ocidental.

Image Hosted by ImageShack.us

MAL????

Então, já estabelecemos que o goticismo não se adequou à definição de “mal” como é usada em I Tessalonicenses 5:22, e que “aparência” não está falando de aparência externa (como o estilo de vestir-se).

Então, o que uma pessoa do século 17 quer dizer com “aparência do mal”? Ela significa evitar o mal (lascívia, malícia, prejuízo, etc.) e de qualquer tipo ou forma. Não tem nada a ver com o estilo gótico de vestir-se (desde que o estilo gótico de vestir-se não estava totalmente desenvolvido até os anos 80). O apostolo Paulo estava avisando aos Tessalonicenses para que evitassem as profecias más em particular "mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal."

Quando alguém olha a passagem em contexto, as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido. Mas então a questão chega em: vestir-se no estilo gótico é uma forma de mal?


Aparência
Também, um outro fato é este: “O próprio Satanás persiste em transformar-se em um anjo de luz”, II Coríntios 11:14. Então, nós podemos concluir só uma coisa - que sua aparência não lhe faz mais ou menos santo que você já é. Se sua cor favorita é azul, vermelha, rosa, branca, ou preta, Deus não se preocupa (mas isto, claro que, não desculpa ninguém de usar roupa sexualmente sugestiva ou imoral).

Desde que a aparência de Satanás é como um anjo de luz, isso o faz santo? E se Jesus, provavelmente, usou preto ao menos em um momento de sua vida, isso lhe fez então menos santo? Claro que não!

Paulo também escreveu em Tito 1:15, "Todas as coisas são puras para os puros, mas para os aviltados e os sem fé, nada é puro. Porém tanto as suas mentes como as suas consciências estão aviltadas." Para aqueles que têm mentes impuras com o ódio, fanatismo e ciúme, o estilo gótico parece impuro, porque é tudo que eles querem ver. As pobres pessoas que foram criadas em ricas e belas casas, sendo doutrinadas com todos os estereótipos das gerações prévias não podem ver as coisas como elas são, porque elas já tiveram isto enfiado nas suas mentes: qualquer um que não conforma a sociedade é estranho e ruim.

Sheri Luckey Watters, da banda cristã de música gótica, "Wedding Party," falou, "Um diácono de uma faculdade bíblica me falou uma vez que o modo como eu me visto não era conducente à Caminhada Cristã. Foi então quando eu lhe falei que eu tinha estado ao redor da máfia na Flórida e eles usavam ternos e gravatas e eram assassinos e a roupa deles não era mais santa que a minha."

O fato que você não pode julgar alguém baseado no que eles vestem está nas Escrituras. Em I Samuel 16:7, está escrito, "Mas o Senhor disse a Samuel: 'Não olhes para a sua aparência [...] Porque não como o homem vê é o modo de Deus ver, pois o mero homem vê o que aparece aos olhos, mas quanto ao Senhor, Ele vê o que o coração é."

Concluindo
Então, à luz destas coisas, por favor, guardem em suas mentes que vocês vão encontrar cristãos de todos os tipos ao redor do mundo. Tenha cuidado em não julgar as pessoas com estereótipos, "pois, com o julgamento com que julgais, vós sereis julgados; e com a medida que medires, medirão a vós." (Mateus 7:2).


Com amor no sangue de Cristo,
Texto original em inglês disponível em
Goths 4 Jesus - Tradução oficial, Sociedade Rosa Azul.

Image Hosted by ImageShack.us

O QUE É UM GÓTICO?

Esta provavelmente é a pergunta mais dura que qualquer gótico poderia tentar e até mesmo responder, alguém pode da mesma forma perguntar "o que é a sociedade?", tem tantas facetas que essa pergunta desafia alguma explicação definitiva.

O goticismo em sua forma mais simples, é uma subcultura. Um grupo de pessoas que sentem-se confortáveis na companhia dos seus iguais. Não há nenhuma coisa específica que define o que você precisa fazer ou ser para se ajustar na cena (exclua, obviamente, o uso de roupas pretas). As pessoas na cena gótica têm gostos musicais diferentes, seguem religiões diferentes, têm ocupações diferentes, passatempos, e senso de moda diferentes.

Por que as pessoas se tornam góticas?

A maioria dos góticos se tornam góticos porque foram rejeitados pela sociedade "normal", porque o modo que eles querem viver as suas vidas não se ajusta com o modo que as pessoas acham que devem vivê-las. Góticos são pensadores livres, pessoas que não aceitam as regras morais da sociedade por razões como "É assim porque é assim" ou "É assim porque Deus o disse!". Muitos góticos tendem a escutar o que você tem que dizer, e então eles se decidem. Este tipo de pensamento livre e rejeição de dogmas só tem ganho rejeição na sociedade atual.

Porém por conta desta rejeição pela sociedade "normal", os góticos se uniram com outros pensadores livres. Isto tem um efeito benéfico como um todo no indivíduo e na sociedade. Para o indivíduo eles têm um senso de pertence, e amigos com quais eles podem associar. Para sociedade isso remove mais um rioter enchido de raiva das ruas da sociedade.

Claro que este não é o caso de todos os góticos. Muitos góticos hoje são góticos por várias outras razões. Eles gostam da música, ou os clubes são melhores, eles têm amigos góticos e se uniram a eles, ou eles apenas gostam de ficar acordados à noite e os góticos são os únicos acordados com quem podem falar.

Image Hosted by ImageShack.us

O ESTEREÓTIPO GÓTICO



Muitos estereótipos góticos existem hoje em dia. Parece que todos têm sua forma de definir "o que é um gótico". De estereótipos baseados nas roupas ou músicas ao estereótipo de todos os góticos como sendo satanistas ou parte de alguma seita/culto. Categoricamente, todas essas alegações são falsas.

A cena gótica é variada como a sociedade em geral. Há muitas profissões diferentes representadas na cena, de profissionais altamente qualificados como médicos e advogados, negociantes, a pessoas informatizadas e trabalhadores clericais. Muitos gostos musicais diferentes existem (e nem todos góticos, há um enorme "Anos 80" que seguem A cena gótica por alguma razão). A moda varia imensamente de gótico a gótico do tradicional estilo vitoriano ao estilo industrial (que é freqüentemente relacionado aos góticos, e veio uma compreensão de co-existência, um pouco incômoda às vezes).

Como eu me torno gótico?
Essa é a parte mais simples da página. Procurem em nosso site sobre o que está acontecendo em sua área (area Community do GOTH.net). Góticos tendem a ser aceitantes e mente-abertas. Vá a um clube ou algum evento todo vestido de preto que você já faz parte da cena. Você vai se envolvendo cada vez mais (só uma dica: dispense comentários sobre vampiros).

O senso de humor gótico é altamente desenvolvido e freqüentemente tende ao satírico. Silenciosamente rindo das facções mais idiotas e menos tolerantes da sociedade que pensam que gritar para nós de dentro de carros os torna "legais". Góticos aprenderam a rir deles e a ver a sociedade sob uma diferente luz. Eles foram obrigados, e essa é uma característica que a maioria não deixaria de lado.


Mas eles pensam estranho!

Ah, mas esta é a beleza dos góticos. A maioria dos assuntos que são tabus para a sociedade "normal" é livremente discutida e debatida. Morte, religião, magia, misticismo, e muitos outros tópicos só são cuidadosamente execrados fora da comunidade gótica. A maioria dos góticos percebeu que o medo é só uma reação instilada em nós através dos dogmas, e uma vez você percebe não há nada a temer do tópico, para quê parar de discuti-lo?
Góticos se divertem freqüentemente com o medo imputado a eles pela sociedade em geral. Freqüentemente, o comportamento exibido pela sociedade em relação a eles, baseado na percepção da sociedade de seus estereótipos e rumores, etc. é uma fonte constante de entretenimento. Claro que, a maioria do rumores é totalmente infundada, góticos são pessoas como todo mundo, porém quando você já tiver uma reputação, ir ao fator de choque é freqüentemente uma distante tentativa de ver o quanto a sociedade está disposta a acreditar (ou deduzir isso) com apenas um pouco de encorajamento.

Infelizmente isso não foge totalmente à sua mente quando você faz parte da cena, e góticos são muito freqüentemente tentados a buscar o fator choque dentro da cena (que torna mais brega que chocante). Os góticos, quando você se torna um, podem ser um grupo bastante pretensioso, atentando para esses "pontos góticos" na escala "mais gótico que você", mas acrescenta ao prazer.


Texto original em inglês disponível em GOTH.net
Tradução oficial da Sociedade Rosa Azul.

Image Hosted by ImageShack.us

MORRENDO PARA SI MESMO:


"Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." (Mateus 16:24-25)

Quando você é esquecido, ou negligenciado, ou humilhado de propósito, e você não responde e não devolve a dor do insulto ou a omissão, mas seu coração está contente, se valendo por sofrer por Cristo...
ISSO É MORRER PARA SI MESMO!

Quando seu bem é difamado, quando seus desejos são negados, seu conselho desconsiderado, suas opiniões ridicularizadas, e você recusa deixar o ardor da raiva penetrar seu coração, ou até mesmo se defende, mas leva tudo em um paciente e amoroso silêncio...
ISSO É MORRER PARA SI MESMO!

Quando você suporta em amor e paciência qualquer desordem, qualquer irregularidade, qualquer falta de pontualidade, ou qualquer aborrecimento; quando você está face-a-face com desperdício, loucura, extravagância, insensibilidade espiritual e suporta isto como Jesus suportou...
ISSO É MORRER PARA SI MESMO!

Quando você está contente com qualquer comida, qualquer oferecimento, qualquer clima, qualquer sociedade, qualquer notícia, qualquer interrupção pela vontade de Deus...ISSO É MORRER PARA SI MESMO!

Quando você nunca se preocupa em recorrer a você numa conversa, ou registrar seus próprios bons trabalhos, ou não se ensorbece ao ouvir elogios, quando realmente ama não ser conhecido...
ISSO É MORRER PARA SI MESMO!

Quando você pode ver seu irmão prosperar e ter suas necessidas saciadas e pode alegrar-se honestamente com ele em espírito e não sentir nenhuma inveja, nem questionar Deus, enquanto suas próprias necessidades são de longe maiores e em circunstâncias desesperadoras...
ISSO É MORRER PARA SI MESMO!

Quando você pode receber correção e reprovação de alguém que é de alguma forma menor que você e pode humildemente submeter-se intimamente como também exteriormente, não achando nenhuma revolta ou ressentimento dentro de seu peito...ISSO É MORRER PARA SI MESMO!

Você já está morto? Nestes últimos dias, o Espírito nos traria à cruz.

Texto original em inglês disponível em ChristianGoth
Tradução oficial, Sociedade Rosa Azul.

Image Hosted by ImageShack.us

GOTICISMO DA PERSPECTIVA CRISTÃ


GÓTICO CRISTÃO??

Existem tantas definições para goticismo quanto existem góticos. Você verá que todos têm sua opinião subjetiva do goticismo de forma geral. Para mim o Goticismo é algo que sempre esteve comigo. Eu o comparo com ter uma negra, e, talvez, mais séria visão da vida e do mundo. É bem mais do que apenas uma subcultura musical. É um modo de vida. Uma vez que recebi a Cristo nunca perdi minha cultura. Algumas tiveram que ser abandonadas, certas coisas que não glorificavam a Deus. Mas eu ainda amava Siouxsie e Bauhaus com a minha nova fé no Senhor Jesus. Eu descobri que, ao contrário da opinião "cristã" popular, eu ainda poderia vestir espartilho e veludo (e, Deus proíbe delineador?) e adorar a Cristo.

Primeiramente eu pensei ser o único. "Será que não existem outros cristãos que compartilham da minha paixão pelo Goticismo e servem a Cristo?" E então Deus logo me aproximou de outros como eu. Quando eu ouvi o demo de Saviour Machine pela primeira vez fiquei pasmo e excitado. Aqui estava um grupo de cristãos que percebiam as coisas numa moda semelhante à minha, e ainda professavam a fé cristã.

Há uma necessidade de cristãos para serem testemunhas em cada cultura diferente neste planeta. Deus pode nos usar exatamente onde estamos. Há uma tendência entre os cristãos de evitar o que é diferente da norma, alguns cristãos até mesmo vêem a cultura ocidental popular como cristã. Isso leva a uma completa desconsideração das expressões válidas de outras culturas e subculturas, o que é totalmente errado. A Bíblia é clara quando diz que todas as culturas terão seus lugares no Paraíso.

Minha mais sincera esperança é de que um dia todos os cristãos passem a aceitar os outros como nosso Senhor Jesus Cristo fazia.

Killing the old man
Joseph J. Kopnick


A Estética Gótico-Cristã

Como você já leu, há uma miríade de visões do que o goticismo é e do que não é. A verdade é, não há uma resposta segura ou definitiva do que o goticismo exatamente é. O mesmo pode ser dito da estética gótico-cristã. Mas basta dizer que cristãos góticos tem um maior entendimento e apreciação por coisas artísticamente sombrias, atordoantes e dramáticas. Mas não se deve comparar a estética artística sombria, tenebrosa, ou negra, com o mal. Quando a Bíblia fala de escuridão, ou sombras, não é a mesma da estética artística sombria.

Justificando o Enigma
Deixe-me começar falando que eu não posso discursar pelas massas. Eu posso apenas contar como eu acredito que o goticismo e o cristianismo se relacionam e se complementam em minha vida. Muitas podem concordar ou não com o que eu acredito. E, por favor, não achem que esta é definição exata do goticismo cristão. Góticos são ferozmente independentes e ecléticos, então minha opinião pessoal não será compartilhada por todos (ou até mesmo a maioria) dos góticos.

Gótico na sua essência geral é a expressão de uma estética sombria através de várias formas, incluindo Arte, Música, Literature, Arquitetura, Estilo de Vida, Atitude e Aparência. Eu uso a palavra "sombrio" aqui pela falta de um termo melhor, talvez devesse modificar com palavras como "dramático" ou "contrastivo", mas por conta da simplicidade, usarei o termo "sombrio".

Eu pessoalmente acho que de todas as subculturas existentes, o goticismo é a que mais tem laços com o cristianismo. Abaixo estão alguns exemplos:

Beba de meu sangue e viva para sempre!
Base para muitos contos góticos é uma criatura eterna que iludiu as garras da morte e existe fora do reino do natural, caçando na terra dos vivos em busca de pessoas que desejam participar da morte para viver na eternidade. A completa idéia de receber a vida eterna através da participação na morte de outro é o mais gótico que alguém pode chegar. Cristo, o não morto, preenche aos que o seguem, seus sonhos de um paraíso eterno através de uma participação na sua morte, bebendo do cálice cheio de sangue da crucificação.

E Jesus Lamentou
A vida é trágica. Cristo como pessoa era um ser tráfico. A imagem de Cristo que sempre é erroneamente passada é de uma pessoa sempre sorridente que domina a vertigem e a alegria. Quando na realidade, sofrimento foi Sua contribuição ao mundo. Seus atos individuais de cura e ensino empalidecem em comparação a salvação que ele instituiu através de seu sofrimento, abandono e morte. Apenas através de um íntimo entendimento do sofrimento de Cristo pdoeremos completamente entender a magnitude do que ele nos salvou. Essa é a verdade alegria da vida.

Image Hosted by ImageShack.us

MELANCÓLICO, MAS FELIZ!

A contrário da crença popular, uma aparência feliz não significa um ser interiormente feliz. Eu sou melancólico porque eu entendo quem eu sou e o que eu fiz. Eu crucifiquei a Cristo. Foi por cusa de mim que ele foi esmagado. Eu sou pensativo em relação ao oceano de respeito e temor do qual me rego pelo Altíssimo. Eu sou feliz através de minha segurança em Cristo, mas eu também sou cauteloso ao medir meus passos. Eu não sinto a necessidade de fazer parte do jogo sorrindo para que as pessoas se sintam confortáveis ao meu redor, sou comumente visto como não amigável. Dessa maneira eu sou culpado de pretensão e insensibilidade. Isto com certeza não é estranho ou incomum na cena gótica, e é uma coisa muito bem compreendida pelos góticos quando eles conhecem um ao outro à primeira vista, uma não dita tranqüilidade de compreensão mútua. Embora a um estranho este seja um sinal de depressão, eu vejo isto como um sinal de respeito na forma de honestidade para com uma pessoa da mesma categoria.

Em memória de mim:
Durante séculos, preto teve suas conotações de uma forma ou de outra. Não porque é incomum por quaisquer meios, mas porque fere cordas do desconhecido. Preto simbolizou morte, deidade, luto, humildade, mistério, e maldade. Pessoas num funeral usam preto em memória do defunto. Nos ordenam no Livro para executar a Ceia na comunhão com o Corpo para se lembrar da morte de Cristo até seu retorno. Em vez de fazer isto uma vez na igreja como uma cerimônia em branco a cada lua nova, por que não viver a recordação?

Um verdadeiro e lúcido tabu:
Uma verdade importante que é freqüentemente ignorada é que muitos de nós realmente gostam do estilo. Não é somente moda, mas o estilo de vestir-se está muito ligado à isso para alguns. Eu sou a última pessoa no mundo a negar que eu absolutamente adoro o estilo e a música. Mas eu serei o primeiro em mostrar que o goticismo é intimamente ligado a muitos, muitas coisas e para cada gótico, é uma combinação extremamente diversa.

Desconstrução para Reconstrução:
Aderentes do hardcore gótico freqüentemente têm uma compreensão e avaliação das idéias de comportamentos autodestrutivos como cortar, mutilar-se e privar-se do ego, excluindo sentimentos, de severa insuficiência. A expressão gótico-cristã deste mesmo sentimento é morrer para si mesmo, aniquilar seu ego, porque nós na verdade não somos adequados, apropriados, só através da nossa morte para nosso ego poderemos aprender a confiar em Deus. "Desconstrução de nós mesmos para reconstrução por Deus, para preservação de nossas almas."

Realmente não há nenhuma única frase na qual se possa resumir completamente os laços entre o goticismo e o cristianismo. Mas se eu fui forçado a tentar, suponho que isto é o que eu proporia: Gótico-Cristão é um esclarecimento, ou manifesto, físico do fato de que só através da morte a vida pode ser obtida; só conhecendo o que a escuridão realmente é nós desfrutaremos completamente a luz; só entendendo sofrimento poderemos apreciar completamente a salvação.


Texto original em inglês disponível em Christian Goth
Tradução oficial da Sociedade Rosa Azul.

Image Hosted by ImageShack.us

O JESUS GÓTICO:


"Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;" (Salmo 139:12)


Eu acho irônico e posso dizer que é humorístico, enquanto muitos cristãos avidamente lançam por aí o popular clichê "O que faria Jesus?", eles mesmos prontamente condenam seus irmãos e irmãs góticos. Por que os góticos são alvos tão comuns? A resposta é a mesma razão pela qual o Comunismo conseguiu fazer lavagem cerebral em bilhões. Se você alimentar o povo com mentiras consistentes por tempo bastante, elas vão passar a acreditar nelas, mesmo que elas saibam quão essas mentiras são ridículas. Se alguém fica falando a alguém que a cor preta é do Diabo, que pessoas introvertidas, poetas, intelectuais e os demais são "estranhos", e que cristãos têm que ser como coelhinhos fofos e sorridentes o tempo todo, então é isso o que ela vai acabar crendo.

Mas a parte irônica e realmente humorística é que Cristo, o "Cabeça" dos Crentes que facilmente julgam, tem muitas das mesmas qualidades pelas quais os góticos são condenados.

Jesus, um gótico?
Deixe-me esclarecer algo antes de continuarmos essa discussão. O ponto deste artigo não é declarar que Jesus é gótico ou que a visão gótica é a única visão correta só porque Jesus apresentava algumas qualidades góticas. O ponto deste artigo é demonstrar que não é nada pecaminoso o modo de agir ou pensar de um cristão gótico, desde que Jesus Cristo O próprio mostrou qualidades góticas de vez em quando.

Perdoem-me se o que há por vir neste artigo venha a ofender qualquer um. Eu não pretendo depreciar ou excluir qualquer outro crente. Eu simplesmente desejo colocar um fim na discriminação que existe contra outros santos que pensam diferente da maioria dos cristãos.

Mas, vamos tornar nossas atenções de volta a Cristo, o autor da nossa fé. "Que tipo de qualidades góticas ele demonstrava", você pergunta?

Jesus, um rejeitado:
Assim como os góticos são rejeitados pela sociedade, Jesus também fora excluído da sociedade. Não havia lugar para Ele na cultura da época.

Não muitas pessoas quiseram aceitar ou amar Cristo, sem importar o quão "popular" Ele parecia nas histórias da escola bíblica dominical. A Bíblia diz que Cristo não era nem um pouco bonito (Isaías 53:2). Não apenas isso, mas Cristo era um dos mais baixos na escala social... Ele nasceu num celeiro de uma camponesa solteira. Imagine a vergonha que Ele e Maria deviam ter passado quando os vizinhos descobriram que Jesus era um filho "ilegítimo" (claro que Ele não era, mas parecia ser). Para piorar, Jesus era um Nazareno, criado na cidade de Nazaré. Nazaré era uma cidade militar, e conhecida por sua rispidez - seus bêbados, prostitutas e pecadores. Natanael expressou este sentimento em João 1:46 quando exclamou "Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?"

Porém, mais importante, Jesus era um segregado social pela Sua maneira de pensar e argumentar. A mesma razão pela qual os góticos são geralmente segregados da sociedade.

Cristo introduziu ao Seu povo idéias que não cabiam na caixa que eles criaram para eles mesmos. As idéias em Suas beatitudes, como a raiva ser ruim como o assassinato, a luxúria ser ruim como o adultério, as chamadas dEle para a abnegação, amar aos inimigos, e fazer suas boas ações em segredo, eram tão revolucionárias que aquele povo não sabia o que fazer com Ele. Cristo diretamente contradizia as autoridades religiosas, dizendo que ter fé em Deus era mais importante que seguir a Lei Judaica (Mateus 9:13-14), isolando-se assim da religião estabelecida pela nação. Ele também ensinou que a família real de um crente era a família formada pelos outros discípulos (Mateus 12:46-50), assim se isolando da Sua própria mãe e irmãos. E então Ele reivindicou ser o Messias, o Filho de Deus, e até mesmo O próprio Deus (João 8:58, 10:33, Matheus 16:16-18), se montando para a última exclusão, por toda humanidade. Cristo foi excluído por toda faceta da sociedade que existia.

Image Hosted by ImageShack.us

ESTRANHO E CHOCANTE (Cont.)

Uma outra qualidade que a maioria das pessoas geralmente associam com os góticos é que eles são "estranhos" e "chocantes" em seus pensamentos e comportamentos. Entretanto, góticos cristãos também compartilham dessas qualidades com o próprio Cristo. Lá houve atrito entre as normas aceitas da época e os ensinamentos do nosso Senhor. As coisas que Ele ensinava diretamente desafiavam as autoridades e os estereótipos que as pessoas impunham, e era considerado um radical.

Sim, nós devemos nos submeter às autoridades estabelecidas e seguir suas leis (ao menos quando eles não vão de encontro às Leis de Deus), mas isso não implica dizer que as ideologias populares e o que é imposto pelo nosso governo e nossos governantes devem ser cegamente aceitos sem questionamentos. De fato, a Bíblia encoraja-nos a desafiar nossos líderes e ver se o que eles falam está conforme o que Deus fala. Os bereanos foram chamados de "nobres" por questionarem as doutrinas de Paulo e verem se o que ele falava era a verdade. (Atos 17:11)

Jesus também fez isso, desafiando as autoridades religiosas. Havia sempre tensão entre nosso Mestre e os fariseus, como professores da lei constantemente iriam acusar e condenar Jesus de algo, e então Cristo iria se virar e examinar as suas crenças à luz das Escrituras (Mateus 9:14; 9:34; 12:2; 23). Jesus até veementemente reprovava as autoridades nestas ocasiões! Então você vê, o gótico é mais similar à Cristo do que aparenta ser.

E como góticos cristãos, pela sua diversidade, estão constantemente desafiando o estereótipos (falsas expectativas que a sociedade impõe num grupo inteiro de pessoas da forma como elas vão pensar ou agir), então Jesus desafiava os estereótipos que infestavam a mente das pessoas durante Sua vida aqui. Existem falsas idéias de que todos os góticos são drogados, promíscuos, viciados em rpgs, satanistas, maníacos depressivos, enquanto esse não é realmente o caso.

Igualmente, pela mesma natureza de Cristo, Ele é um desafio aos estereótipos. Antes de tudo, o fato que Ele era nazareno, como foi dito antes, pasmava as mentes. Nazarenos eram conhecidos como encrenqueiros, rígidos e ladrões. Mesmo assim, este homem era tão inofensivo que Ele não quebraria nem uma cana pisada ou apagaria um pavio fumegante. (Isaías 42:3)

Também, os judeus tinham um forte senso de supremacia sobre as pessoas, desde que Deus os escolheu como Seu povo. Gentios (não-judeus) eram normalmente discriminados e vistos como pessoas imundas e inferiores. Mas Jesus, demonstrando a aceitação d'Ele para com todo o gênero humano, sem discriminação racial, declarou que foi um gentio que teve a maior fé em toda Israel (Mateus 8:5-13). Ele também louvou a fé de uma mulher cananéia (Mateus 15:22,28) enquanto lamentava sobre isso acerca da carência dos judeus. Jesus até mesmo usou um dos samaritanos, grandes rivais dos judeus, como um herói de uma de suas parábolas (Lucas 10:30-37).

E quando até mesmo os discípulos de Cristo queriam espantar as crianças para que essas fossem embora, Cristo pediu-lhes para deixar que as criancinhas fossem a Ele. De fato, Ele declarou que as crianças são as maiores no Reino de Deus (Mateus 18:2-3,10), se opondo ao estereótipo comum que as crianças são obnóxias e inúteis.

Um outro dos grandes estereótipos que assombravam a antiga sociedade de Israel era a idéia de que quanto mais riquezas você tinha, melhor estava sua situação pessoal com Deus. Os fariseus e líderes religiosos eram as figuras mais ricas daquela cultura, e também os mais "religiosos". Então quando Cristo declarou o contrário, que dinheiro e posses inibiam um bom relacionamento com Deus (Mateus 19:24), muitos dos Seus seguidores sentiram-se perdidos. Era uma completa troca de paradigmas.

Então você vê, assim como góticos cristãos são conhecidos por constantemente acabar com estereótipos, assim era Cristo. E Ele foi odiado assim como os góticos são hoje em dia.

Finalmente, Jesus era também um radical, quer aceitemos ou não. Seus ensinamentos eram extremos. Ele ensinou que apenas poucos entrariam no Reino de Deus, e que o caminho para a retidão é estreito (Mateus 7:13-14), e no Reino, os menores serão os maiores e os maiores serão os menores (Lucas 9:48), e o Reino dos Céus está próximo (Mateus 4:17).

Novamente, Jesus era um radical quando era zeloso por Deus. Ele expulsou os ladrões e caloteiros do templo com um chicote (João 2:15) e publicamente reprovou os pilares da sociedade (Mateus 23). A Bíblia até mesmo fala que o Seu zelo O "devorou" (Salmo 69:9). E se isso não é ser radical, eu não sei o que é...

Image Hosted by ImageShack.us

CAIA NA REAL (Cont.)

Uma outra qualidade que pode ser associada com os góticos cristãos é que eles estão ligados à realidade. Eles não têm medo de ver como as coisas realmente são, não importa quão dolorosa ou perturbadora a realidade pode ser. Eles preferem ser magoados pela verdade a ser entretidos por uma mentira.

Jesus demoliu as máscaras das pessoas e viu seus corações, seus motivos mais íntimos. Ele não era de forma alguma ingênuo do que as pessoas pensavam acerca d'Ele. Passagens como Lucas 2:35, Mateus 9:4, Marcos 2:8, Lucas 5:22 e Mateus 23:26 provam isso.

E Jesus não tinha medo de falar isso como realmente é. Ele não adoçou Sua mensagem ou deixou-a aguada. Ele viu a realidade como ela era e falou a verdade, mesmo quando a verdade não era "bela". Em Mateus 23:27, Ele viu diretamente através da charada religiosa dos fariseus, expondo seus motivos verdadeiros. Ele os chamou de tumbas lavadas *sepulcros caiados* - que parecem belas por fora, mas por dentro são cheias de morte e imundícias. Em João 6:60-61, até mesmo os discípulos começaram a murmurar contra o "duro" discurso de Cristo. "Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto [o discurso de Cristo], disseram: 'Duro é este discurso; quem o pode ouvir?' Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: 'Isto vos escandaliza? . . . as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não crêem.'" Jesus não era apenas um homenzinho aconchegante e barbudo que falava de "amor" o tempo todo. Muito de seus ensinamentos eram duros, mas ao menos estavam ligados ao mundo real.

O Cristo Artístico:
Os góticos são conhecidos pelo seu amor pela literatura, poesia, arte, música, e pelo gosto. E Cristo era um artista e poeta também. Suas eloqüentes parábolas eram a epítome da perfeita oração e literatura. Quem mais poderia fazer tais significantes e sérias mensagens tão artisticamente que apenas a verdadeira sabedoria poderia discernir seus significados?

E assim como os góticos são conhecidos por seu amor por autores clássicos como Edgar Allan Poe, Mary Shelley, Bram Stoker e tantos outros, assim Cristo também era capaz de ler e entender a clássica literatura de Sua época (as escrituras judias) melhor que qualquer outro. Ele era capaz de apreciar a mensagem e a poesia da Palavra de Deus sem buscar os "resuminhos".

Jesus estava passando por necessidades, e então proferiu "As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça"; existe forma mais bela de dizer que passava por necessidades? A genialidade de Cristo transpõe Sua sabedoria e Seu conhecimento.

Tolerância:
Embora o termo "tolerância" seja usado muito na cultura Ocidental atual como aceitar todos os outros pontos de vista como uma verdade inquestionável, a frase ainda pode ser usada para recorrer à tolerância às diferenças naturais das pessoas. Cristo tolerou e aceitou os intocáveis da terra.

A situação de 2000 anos atrás era de uma cultura altamente patriarcal. Os homens eram avaliados superiores às mulheres, o testemunho de uma mulher valia só a metade do testemunho de um homem, e às vezes, aos homens nem mesmo era permitido se associar com certas mulheres.

Porém, Jesus Cristo aceitou a mulher pecadora que veio O ver enquanto jantando na casa de um fariseu, enquanto o fariseu se considerou muito superior e poderoso para estar perto da mulher arrependida (Lucas 7:38-39,50). Ele interagiu com a mulher samaritana que não só era uma mulher, também era gentia e de vários casamentos (João 4:9). Este era um dos maiores tabus que Ele poderia ter cruzado.

Jesus não viu nenhuma diferença entre o valor espiritual de um homem e uma mulher, ou entre um judeu e um gentio. Na realidade, o Filho de Deus escolheu viver entre os gentios (Mateus 4:13) e até mesmo elogiou a fé do gentio que confiou em Deus (Mateus 5:24-28).

Jesus andou com pessoas a quem a sociedade considerou inaceitável. Ele foi se encontrar pessoalmente com o doente, o endemoniado, as prostitutas, pecadores, e coletores de impostos (Mateus 8:1-4, 14-17, 28-34, 9:1-7, 10-13; Lucas 15:1).

Image Hosted by ImageShack.us

O JESUS GÓTICO ( CONT.)

Sem medo do Escuro:

Jesus Cristo também era, por falta de uma frase melhor, "sem medo do escuro". Ele não encolheu diante da morte, escuridão, ou o desconhecido, e Ele escolheu ilustrações um tanto mórbidas até mesmo para comunicar os pontos de vista dele. Ele não se acovardou quando o tempo d'Ele descer do paraíso divino aos reinos terrestres infernais chegou. Ele desistiu do conforto dele, enfrentou perseguição, tortura, e morte de cruz - a mais dolorosa das dolorosas formas de execução já inventada pelo gênero humano.

Em seus discursos, Cristo utilizou freqüentemente ilustrações perturbadoras para explicar Suas mensagense. Em Mateus 18:8-9, Cristo ordenou que se seu olho o fizer pecar, você deve arrancá-lo fora, e se sua mão o fizer pecar, você deve cortá-la da mesma forma (Mateus 18:8-9).

As imagens retratadas nas parábolas dele eram às vezes muito mórbidas. Ele comparou um hipócrita que condena o irmão dele por um pecado pequeno enquanto tem até mesmo mais pecados que ele mesmo com alguém que tem uma trave de madeira atravessando a própria órbita ocular (Lucas 6:41).

Na última ceia, Jesus chamou os discípulos para ver o pão que Ele quebrou como o Seu corpo sendo esmagado, e o vinho que Ele bebeu como o Seu sangue derramado (Mateus 14:22-24).

Não era incomum aos sermões de Jesus falarem sobre detalhes horríveis (Mateus 22:13; 24:9,28, etc).

Só porque um pensamento é perturbador não significa que é mau. O pensamento de Cristo tem muito em comum com o gótico dos dias modernos. Nós não deveríamos ser tão apressados em condenar a subcultura gótica como indo de encontro à Cristo e ao ensino bíblico, quando na realidade, está muito alinhada à Verdade.

O Verdadeiro Eu



Finalmente, góticos são como Jesus quando Cristo baseou Suas opiniões sobre as pessoas de acordo com o que elas eram, e não com o que elas aparentavam ser.

Enquanto muitas igrejas ligariam para a polícia quando uma pessoa desabrigada suja e faminta ou um gótico metaleiro no estilo industrial fossem entrar no santuário durante o domingo, Cristo olhava as pessoas em busca do que elas realmente eram. Ele viu que muitos dos que estavam vestidos de forma fina e eram limpos por fora eram o mais corruptos por dentro. E viu que muitos dos que eram considerados imundos e desprezível escória da terra eram as pessoas mais retas por dentro.

A história do homem rico e o mendigo em Lucas 16:19-23 é um exemplo perfeito disto. Jesus poderia ver que o homem luxuoso vestido em bom linho era de fato um das piores pessoas, ao invés do mendigo sujo cujas feridas foram lambidas por cachorros.

Enquanto a maioria das pessoas ficariam irritadas com uma massa de pessoas que as seguia o tempo todo, Cristo olhou as massas que O seguiam como um rebanho de ovelhas necessitando de um pastor (Mateus 9:36).

Nas parábolas dele, Cristo honrou o publicano arrependido. A Ele, o pecador humilhado que mudou a Seus modos era uma pessoa melhor que o homem íntegro que olhou todos como sendo inferiores a ele (Lucas 18:9-14).

Cristo, sem julgar as pessoas que Ele não conhecia de verdade, aceitou e amou a prostituta que se arrependeu e o ladrão arrependido na cruz (Lucas 23:40-43) e ainda foi rejeitado por todos os outros (Lucas 7:38-39,50).

De certa forma, góticos cristãos são conhecidos por aceitarem suas personalidades. Cristãos góticos são o equivalentes sociais modernos do Cristo que "come com pecadores". Nós não evitamos aquele que sociedade evita. Nós não aceitamos rumores ou boatos. Nós fundamos nossas opiniões das pessoas no que nós sabemos pessoalmente delas. Cristo era muito gótico neste assunto.

Concluindo:



Assim o ponto deste artigo é mostrar que talvez, antes de nós começarmos a condenar os outros, nós deveríamos examinar o que nós realmente temos contra aquela pessoa e perguntarmos a nós mesmos, "O que diz a Bíblia sobre isso?"

Em vez de sermos tão apressados para julgar outros cristãos, vamos ser um pouco mais compreensivos e ver se o estilo de vida deles sustenta o escrutínio da Palavra de Deus.

Se, depois de um exame completo e sinceramente aberto do goticismo, você ainda acha os góticos cristãos como sendo "hereges", "pedras de tropeço", ou então não merecedores de companheirismo, isso será sua própria opinião, e Deus será nosso Juiz. Porém, eu espero que depois de ler os versos das escrituras que eu esbocei neste artigo, você acredite no contrário.

Não há nada errado com o pensamento ou atitude de um gótico cristão, e o próprio Cristo deu apoio a isto pelo próprio estilo de vida dele. Então, nós, como cristãos, definitivamente deveríamos ter mais respeito e aceitação desses que reivindicam ser os góticos cristãos, desde que, como declarou o Cristo, a família de Deus é nossa verdadeira família.

Com amor no sangue de Cristo,
PS: Mais uma vez, me perdoem se eu ofendi alguém. Eu apenas peço que levem isso em consideração no futuro.


Texto original em inglês disponível em Goths 4 Jesus
Tradução oficial da Sociedade Rosa Azul.

Image Hosted by ImageShack.us

DOS GÓTICOS E DA FÉ CRISTÃ:


Os góticos antigos, ou godos, no seus dias, eram um povo temido tanto quanto, ou até mais, seus vizinhos Celtas. Até que os godos estivessem no seu apogeu, os celtas já haviam se misturado ao Império romano, entretanto nas ilhas de Erin e na Inglaterra, eles ainda eram fortes. Estes góticos derrotaram Roma e assumiram a cidade, e assim caiu o Império. (Um feito que nem mesmo os Celtas poderiam realizar, entretanto eles saquearam Roma.) Eles estavam entre os primeiros a ter uma Bíblia na sua língua nativa, porque os sacerdotes godos não viram nenhuma razão para não traduzir a Bíblia em godo, fazendo da Bíblia o primeiro texto traduzido em qualquer língua germânica. E foi de uma Bíblia gótica do século VI que quase todas as nossas Bíblias modernas são baseados, Gutenberg usou a mesma cópia na sua imprensa.

Como os góticos modernos e pós-modernos, os góticos antigos [godos] se distinguiam da cultura popular da época, romana. Antes então, eles eram conhecidos por usarem roupas luminosas, vívidas, algo totalmente incivilizado naqueles dias. Não é verdade que muitas pessoas nos vêem mal por usarmos roupas tão escuras? Ser visto mal por outros sempre foi algo que os góticos enfrentaram. Ainda antes, os góticos eram rápidos em abraçar o Cristianismo porque falava à cultura deles.

Dos Góticos Modernos
A subcultura gótica teve seu início durante os anos 70 como uma rebelião contra o movimento da Discoteca. Em vez do colorido selvagem e luminoso da discoteca, os participantes do novo movimento usariam cores escuras ou roupas pretas. A música gótica teve seu início em meados dos anos 70, e em 1978 Siouxsie and the Banshees estariam lançando seu primeiro single. Bauhaus o fez em 1979. A declaração é feita freqüentemente: Sioux foi quem cunhou o termo "gótico", quando ela mencionou que era o novo caminho a ser traçado pela banda.

Desde o início a maioria dos góticos era e é muito individualista em seus estilos e a maioria não gostaria de ser copiada. Muito da moda é tirado dos estilos medievais e vitorianos com adaptações modernas. Também, o gótico e o punk sempre estiveram entrelaçados durante os anos e ambos os estilos influenciam um ao outro.

A declaração principal desta subcultura é "o mundo está morrendo". Por isso a roupa escura. Os góticos vêem a hipocrisia das pessoas que têm vidas totalmente horrendas: quando eles vêem os amigos e a família dizem que “tudo está bem, eu sou tão abençoado”, mas na realidade sua vida é um pesadelo vivo. Eles vêem o fato de que a vida é mais do que roubar a vida dos outros e abusá-los para seu próprio bem enquanto subindo a escala social. Eles entendem bem a necessidade de morrer a essas atitudes.

Assim como cresceu a subcultura, houve um número crescente de góticos cristãos. No início isso trouxe muita preocupação para as igrejas tradicionais (e freqüentemente ainda o faz), mas, cada vez mais as pessoas se tornam conscientes de que o gótico é uma subcultura e não uma religião que cultua Satanás, e há mais cristãos "normais" que estãos aceitando os góticos cristãos com braços abertos.


Texto original em inglês disponível em The Chalice
Tradução oficial, Sociedade Rosa Azul.

Image Hosted by ImageShack.us

O QUE É UM GÓTICO CRISTÃO??



“O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz." (Isaías 9:2)

A menos que você tenha se escondido debaixo de uma pedra nos últimos dois milênios, você provavelmente sabe o que são cristãos, e provavelmente sabe o que são góticos. Mas agora que você encontrou este site, e ficou olhando o título por uma hora, e finalmente, com uma expressão tola, exclamou: “Que que é Gótico por Cristo?” Sorte sua que eu escrevi um artigo explicando isso. [nota do tradutor: e eu traduzi... mwhauhauah]

Goticismo e Religião:

Antes de tudo, vamos estabelecer umas coisinhas...
1) Goticismo não é uma religião, e não há um credo para todos os góticos.
2) Goticismo é estilo de vida amoral (nem certo, nem errado) que é compatível com qualquer religião do mundo.
Sim, eu sei de góticos ateus, agnósticos, pagãos, e satanistas, mas eles representam uma minoria do “domínio gótico” [da cena]. Eu também sei de góticos cristãos, judeus, mulçumanos, hindus, católicos, etc. Góticos ainda podem se vestir de preto, escrever poesia e ouvir música gótica enquanto continuam com seus credos pessoais.
Ser depressivo ou suicida não faz de ninguém um gótico. O “gótico” que pensa que isso é o que faz dele ou dela gótico, é um poser. Ele ou ela perdeu o real espírito do goticismo. Goticismo é simplesmente encontrar beleza na vida – incluindo nas áreas em que as pessoas não querem encontrar beleza, como na morte, dor, etc. Isso normalmente inclui, mas nem sempre, vestir preto ou ser artístico.
Não há nada de imoral ou louco em ser um gótico, mas os góticos têm esses estereótipo [de imoral e louco] por causa dos carnais medos da morte ou do “escuro” do homem. De fato, os góticos cristãos são normalmente os mais góticos, porque eles se focam no aspecto intelectual do goticismo, ao invés de chocar os valores com tatuagens e piercings e, ou, se declarando homossexuais.

O que é goticismo?

Um companheiro gótico providenciou uma lista do que é ser um gótico, que pode ajudar no seu entendimento do que o termo gótico significa:
 Você sente a necessidade de passar um bom tempo criando coisas (música, arte, poesia, filosofia, contos e etc).
 Seus esforços criativos são, normalmente, descritos como negros, chocantes, amedrontadores, mórbidos ou “apenas” estranhos.
 Você gosta de museus e centro culturais.
 Você entende e gosta de Shakespeare, Shelley, Browning [ou, para os brasileiros, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, entre tantos outros] os muitos outros autores com obras similares sem ter que ler as notas de rodapés.
 Você sabe a diferença entre niilismo e existencialismo, mesmo que não viva por nenhum deles.
 Você gosta de música de todos os tipos, contanto que tenha o “conteúdo” que você tanto gosta.
 Você é uma pessoa muito sensual (atento as cores, texturas, sons, sabores e fragrâncias).
 Você não entende porque as pessoas perdem tanto tempo assistindo TV.
 Você não se sente confortável em parecer como todos as outras pessoas que você conhece.
 Você se sente confortável em ser você mesmo, mesmo que ninguém ao seu reder tenha algo em comum com você.
 Você imagina o “por quê” muito, e vem sempre com respostas interessantes.
 Você imagina “como” muito, e normalmente descobre por si só.
 Você não simplesmente rejeita algo só porque não o compreende.
 Você baseia suas opiniões nas pessoas em como elas são e em como elas agem, ao invés de em como elas parecem ser.
 Você não tem medo do desconhecido.
 Você não tem medo do escuro.
 Você teme a mediocridade.*

Eu peço para que este artigo tenha ajudado a você num melhor entendimento e apreço pela sub-cultura gótica e no que significa ser cristão e gótico.

Com amor no sangue de Cristo,


Traduzido e adaptado por Zadoque.

Image Hosted by ImageShack.us

PODE UM CRISTÃO SER GÓTICO?

Essa é uma pergunta pessoal para mim, então eu vou conceituar o "ser gótico" como é para mim e porque eu escolhi abraçar este estilo de vida. Primeiro, deixe-me explicar como eu me tornei um gótico. Ironicamente eu digo que meu querido e velho amigo Chase me abraçou para o lado negro, porque ele foi o primeiro a me introduzir nessa cultura. Eu me tornei um gótico durante um tempo de extrema infelicidade na minha vida. Eu estava cercado por outros que estavam me dizendo o tempo todo para somente ser feliz, e eu não conseguia. Eu encontrei consolo no som negro de Love and Rockets e Bauhaus. Em The Cure eu encontrei sinceridade de emoção, algo que eu desesperadamente necessitava.

Quando eu me tornei um salvo notei que enquanto eu tinha "a luz do mundo" em minha vida, eu ainda era um estranho. Eu não consegui me adaptar ao modelo cristão de "coelhinho", e não me acostumei com as mulheres que fazem biscoito. Eventualmente eu descobri o Santuário e realmente encontrei nele o lugar certo para minha alma. Agora eu sou um Morador das Trevas, espreitando com uma vela, segurando-a para os outros, compartilhando da luz e do amor de Cristo com aqueles que ainda estão vivendo nas trevas.

É difícil enteder o real sentido de quem ou do que é gótico se você não faz parte da cena. Para mim goticismo é mais do que uma escolha de moda ou preferência musical. É uma atitude de como alguém vê o mundo onde vivemos. Alguns escolhem ver a vida de uma perspectiva demasiadamente superficial, "a vida é uma grande festa e diversão é a minha grande meta na vida"; outros a vêem de uma perspectiva material, buscando sua identidade no seu trabalho, dinheiro, posses, etc.

A vida vista de uma perspectiva gótica é algo deserto e sombrio, desse modo a aparência negra e o estilo de vestir-se. O mundo é negro pra mim, porque é tão distante dos planos e desígnios de Deus que isso me entristece profundamente. Eu expresso minhas sombras para o mundo com meu estilo de vestir-me e meu semblante. Eu me relacionado com o profeta Jeremias, lembrado pela maioria como o Profeta das Lamentações.

Ser gótico pra mim também é ser real comigo, real com os outros e real com Deus. Eu não escondo por trás de uma máscara quem eu sou e como eu realmente me sinto. Quando eu estou alegre me expresso cabalmente, e quando estou triste faço o mesmo. A maior parte dos góticos expressa a sua sombria tristeza abertamente e eu vejo isso como um exemplo de honestidade na humanidade.

Eu sou um admirador da cultura pela sua aberta e sincera expressão do ser, sem importar quão perverso ou estranho seja, porque é assim que Deus nos vê. Não podemos esconder nossos pecados d'Ele e é loucura e idiotice pensar que podemos. Numa sociedade "normal" as pessoas estão tão preocupados com a aparência, elas escondem o que realmente são para serem aceitos e ganharem coisas dos outros. Esse uso de máscaras é aceito, contudo a completa honestidade geralmente é evitada, até mesmo por aqueles na igreja. Isso é realmente triste.

Veja então, ser gótico é mais que uma manifestação de estilo, moda, ou um certo tipo de música. É uma reflexão de como um escolheu ver o mundo. Este mundo está perdido, atado ao Inferno e cheio de pessoas em uma completa negação, buscando preencher seu vazio, apenas no formato e tamanho exatos de Deus, com todo o tipo de coisas, exceto pela Cruz. É um mundo carente em honestidade para consigo mesmo e para com os outros. Se eu tivesse que ser qualquer coisa, exceto gótico, na minha visão, eu seria seria contado com os hipócritas mascarados. Então eu visto preto e digo a quem quer ouvir que o mundo é desértico e negro. Mesmo que não preciso ser. Visto que vivemos nas trevas, mas não fazemos parte delas.

Graças a Deus por isso.
Pr. Ed Carter, do Santuário Internacional - Tradução oficial da Sociedade Rosa Azul.

Image Hosted by ImageShack.us

Mensagem aos Góticos Cristãos:

"Eu acredito que a comunidade gótica cristã foi chamada para dias como estes. Quem mais está mais preparado para lidar com dias negros e tempos dolorosos? Vocês são uma tribo de sacerdotes e guerreiros poetas, chamada para lutar na escuridão que tão bem lhes é conhecida. Como Aragorn e os Dunedáin em "O Senhor dos Anéis", você será usado para lutar contras as sombras de medo e terror nas escuras florestas e pântanos que estão fora dos limites do Condado, a terra do Hobbits. Esses Hobbits nunca poderão entender ou apreciar o trabalho para o qual você foi convocado e os sacrifícios que você fará pela ordem de Deus - mas nós não combatemos o bom combate para que eles nos aprovem. Nós fazemos porque nós já temos a Sua aprovação.
Assim o que podemos fazer nesta era negra? Seja quem você é. Seja confiante em sua chamada. Vocês são uma tribo escolhida, uma santa nação sacerdotes (I Pedro 2:9) e uns seres peculiares (tesouros especiais) (Êxodo 19:5; Deuterônomio 14:2) de um Santo (sem igual, especial, separado) Deus. Sejam imitadores de Cristo. Olhem no espelho. Joguem fora os pesos (o medo, a amargura, o passado, a dor) que levam vocês abaixo (Hebreus 12:1-4), e andem ao Seu modo. Não abandone o companheirismo de crentes como vocês mesmos. Leiam a Palavra. Caminhem na Palavra. Lembrem-se de onde vocês vieram. Deixem de lado os enganos e a perseguição. Estejam prontos para morrer: para sua velha vida, para seus sonhos, para sua glória, para sua natureza pecaminosa, para este mundo, para este corpo. Lembre-se que tudo vai tornar ao pó. Lembre-se que nosso sofrimento não durará para sempre. Viva para ouvir estas palavras e apenas estas palavras: 'Bem feito, bom e fiel servo' (Mateus 25:21, 23)."

Pr. Dave, do Santuário Internacional, San Diego.
Texto original em inglês disponível em
ChristianGoth.com
Tradução oficial da Sociedade Rosa Azul.




Sociedade Rosa Azul :




A Sociedade Rosa Azul foi fundada em 09 de junho de 2001 por um grupo de góticos cristãos através do site Christian Goth. Aqui no Brasil ela apareceu em fevereiro do ano 2004, com textos traduzidos dos sites
Goths for Jesus, Christian Goth, Goth.net, The Chalice, XianGoth.

Você já viu alguma rosa azul? E gótico cristão? A Sociedade Rosa Azul é uma chamada para esses raros e preciosos sacerdotes do Altíssimo. De fato, rosas azuis não existem na natureza e então toda a idéia seria confusa, mas, quantas vezes você já não ouviu aquela coisa de que "não existem góticos cristãos"?

Pode ser que não existam rosas azuis para serem encontradas, mas com certeza existem góticos cristãos...

Seja encorajado e inspirado com as palavras dessa página, e seja tudo o que Altíssimo deseja!

Image Hosted by ImageShack.us

Breve Introdução ao Goticismo




Com uma cultura excepcional e maravilhosa, o movimento gótico, que antes, era visto como algo insano e irracional pela sociedade da época em que surgiu, hoje em dia, apesar de ainda sofrer seus preconceitos, é mais reconhecido e aceito por todos, sendo ainda, adotado por inúmeras pessoas.

O movimento gótico, históricamente, surgiu nos meados da década de 80, porém, seu sentimento, sua essência, sua base, enfim, sua alma, a sua raiz, já havia nascido há milhares de anos atrás, desde o surgimento do homem, pois por se tratar de algo muito maior e mais forte que as coisas materiais existentes, nasceu com o homem, vem do homem e se um dia morrer, será com o homem.

A cultura gótica consiste, não exatamente num mundo depressivo cheio de lágrimas, mas sim, num mundo obscuro, profundo, num mundo no qual há sentimento, mágoas, rancor, amores, paixões, delírios, loucura, e até mesmo razão. No ponto de vista de muitos, a cultura gótica não passa de pessoas que se vestem de preto, ficam durante a noite dentro de um cemitério e que escrevem coisas depressivas, porém não é exatamente isso... isto é apenas uma rotulação.

Pra começar, muita gente não conhece, e por não conhecer, as pessoas têm medo, e por terem medo, acabam julgando, imaginando e vendo o que não existe nisto tudo.

Image Hosted by ImageShack.us

Poema: MEU AMOR MORREU...


Sangra meu coração,
há lágrimas nos meis olhos.
Será sempre assim agora,
minutos, anos afora...
eterna solidão!
Não mais o seu calor,
somente dor!
Inesperadamente,
meu amor morreu!
Como seguir vivendo?
Ninguém responde.
Não há resposta, eu sei,
perguntei por perguntar,
só pra falar...
Preciso ouvir ao menos
o som da minha voz,
vencendo este silêncio atroz...
Impossível viver sem amor!
Neste mundo tudo ama...
Há sempre um coração que chama
por outro coração.

Ninguém pode viver em solidão.
eu só. Somente eu...
Apenas meu corpo vive,
minha alma no espaço se perdeu,
porque...porque meu amor morreu...
(Irlanda Correia Lima)

Image Hosted by ImageShack.us

Mensagem Pra Você


Bom dia pra vc...Saudações Celestiais!!


Bem, num tô com vontade de escrever nada hj...Tô gripada, rinite chata =/


Fui à igreja ontem e tô me sentindo mt bem!Precisava ir e vá vc tbm!!


Vou deixar aki uma mensagem bem legal...Aah, ao som de Delain...Mt boa a banda, eu te recomendo!!!A canção "Sleepwalkers Dreams" é lindaaa!!! =D



"Os homens caminham pela face da Terra em fila indiana, cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás.


Na da frente, colocamos nossas qualidades: na de trás guardamos nossos defeitos.


Por isso, durante a jornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos. Ao mesmo tempo, reparamos nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.


E nos julgamos melhores que ele sem perceber que a pessoa andando atrás de nós está pensando a mesma coisa a nosso respeito." ( Gilberto de Nucci)


LONG LIVE THE GOTH

The Christian Goth

Image Hosted by ImageShack.us

16 de nov. de 2007



The Dark Romantics
- The Awakening -


Nós somos os Românticos Sombrios
Os Românticos Sombrios no brilho de nossas velas
Nós somos os Românticos Sombrios
e nossos sonhos estão aonde os poetas vão.
Oh!
Vai!

A criança fotógrafa
mantém sua cabeça em vergonha
Enquanto o Crystal Wilde
teme uma estátua sem nome

O toque de veludo
do mais caloroso mistério
É aonde nosso tipo
diz bem-vindo[i.e.recebe] a serenidade

Nós somos os Românticos Sombrios
Os Românticos Sombrios no brilho de nossas velas
Nós somos os Românticos Sombrios
e nossos sonhos estão aonde os poetas vão.
Oh
oh

Seus olhos estão fechados
para o mundo que cuidadosamente seguramos
Você caçoa da maneira como nos pintamos [i.e.,maquiamos]
Você caçoa de nossas lágrimas teatrais

Nós nos prostramos em amor
Eu conheco o sorriso dos Anjos
Bebendo da emoção
Acendendo o fogo do altar

Nós somos os Românticos Sombrios
Os Românticos Sombrios no brilho de nossas velas
Nós somos os Românticos Sombrios
e nossos sonhos estão aonde os poetas vão.

Oh, nós seremos
Apaixonados, delicados
Oh podemos ver
tudo que Deus tem dado
É surreal
Surreal
(surreal)

A criança fotógrafa
mantém sua cabeça em vergonha
Enquanto o Crystal Wilde
teme uma estátua sem nome

Oh, nós somos os Românticos Sombrios
Os Românticos Sombrios no brilho de nossas velas
Nós somos os Românticos Sombrios
e nossos sonhos estão aonde os poetas vão.

Oh, nós seremos
Apaixonados, delicados
Oh, nós podemos ver
tudo que Deus tem dado
É surreal
Oh, surreal
(surreal)

Nós somos os Românticos Sombrios
Os Românticos sombrios no brilho de nossas velas
Nós somos os Românticos Sombrios
e nossos sonhos estão aonde os poetas vão.

Os românticos sombrios
Afastem-se, oh
Afastem-se de mim.

Image Hosted by ImageShack.us
 
© 2007 Layout adaptado por Bruxx
© 2007 Template feito por Templates para Você